quinta-feira, 26 de abril de 2007

Ensaios sobre o transplante...

Finalmente me internei... Depois de 3 meses de exames, coletas de célula e espera por uma vaga, finalmente estou internado para realizar o tratamento... hoje o dia foi bastante corrido... não comentei antes que tive que retirar o cateter semana passada (pois é... o danado infeccionou... peguei 40 de febre... mais melhor antes do que durante o tratamento...), por isso coloquei outro ontem e hoje tive que fazer um raio-x para ver se tava tudo em ordem...
Bem... sobre o Raio-X e outros exames rotineiros que precisei fazer e que precisei fazer antes de chagar ate aqui serão comentados num post especial...

Quem me recebeu foi a Enf. Luciana, residente aqui no hospital... Ela me deu as boas vindas e fez as cerimônias da casa... Para começar, todos os cuidados aqui giram em torno da garantia da esterelização do paciente, das pessoas em contato com o paciente, com o ambiente e com as coisas utilizadas do paciente... Todos os enfermeiros e médicos andam empacotados, com suas mascarazinhas... o acompanhante também não pode ficar sem máscara e para ele está reservado uma roupa especial... Quando ouver a troca de acompanhante, o que vem de fora tem que trocar de roupa, esterelizar as mãos e colocar a mascarazinha... tudo para garantir que ele não está trazendo bichinhos da rua (bactérias, fungos, virús e cia).

É incrível... tudo é esterelizado... até a comida...!!!, não posso comer nada crú... e muito menos que venha de fora... tudo vem pelo menos cozido...

O quarto tem a pressão diferente do ambiente externo para evitar que o ar de fora entre... O sistema de ar-central tem um filtro especial para evitar disseminação de doenças...

Uma das coisas chatas é que todos os degetos não podem ser desprezados... eles tem que monitorar tudo... então tem que fazer xixi no patinho e coco na comadre... escovar os dentes só com uma escova especial e com uma pasta anti-abrasiva... para evitar o desgaste da mucosa... pq quando as defesas baixarem (mas baixarem mesmo...), surge a incomoda mucosite... que são ulcerações provocada pela propria flora bacteriana da boca (sentiu o drama quando eu falo que as defesas baixam mesmo...? )

Eu tive muita sorte... Estou num quarto sozinho...!!! Geralmente os quartos são duplos... Onde ficam 2 pacientes e seus acompanhantes... essa é uma forma que eles tem para suprir a falta de leitos... mesmo desse jeito são apenas 12... Espero que fique aqui até o final...

Ficou claro o cronograma do tratamento...

É dividido em 3 fases:

- Condicionamento: São os dias em que realizo a super-quimioterapia... no meu caso serão 3 dias... mas outras pessoas fazem até 6... depois da quimio, fico 2 dias só na hidratação esperando as defesas zerarem... esse momento crítico é chamado de aplasia, devido a quimio vão aparecer enjoos fortes... que são amenizados por remédios....

- Transplante: É o dia em que infudem a medula... é um processo rápido(cerca de 1 hora...), como uma transfusão de sangue...

- Pega da Medula: Essa é a fase imprevisível e mais incomoda, pois é a fase em que tenho que esperar a medula "pegar" como se fosse um "enxerto" e começar a produzir novamente... isso demora de 10 a 20 dias... Dependendo do tipo de transplante (geralmente no autologo é mais rápido...) e a doença base... Como nessa fase a imunidade vai estar muito baixa (praticamente zerada...) , começam a aparecer os sintomas da quimioterapia... o cabelo cai... (isso não vai ser problema... o meu já caiu a um bom tempo), os enjoos persistem e caem os níveis de plaqueta (podem aparecer sangramentos e problemas de cicatrização... provavelmente vou ter que tomar plaquetas...)

Bem... Amanhar começam propriamente os eventos... Espero vocês aqui comigo...

4 comentários:

Niki disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Niki disse...

Marquinho,

Não tenha medo!! Vai dar tudo certo!!
Se tiver medo...escolha uma canção bem linda e fique prestando atenção na letra enquanto canta com seu coração!!
Vou estar aqui te dando a mão, eu e todos os santos que eu conheço!!
Deus, ...vai estar concentrado inspirando os médicos!
/:o)
Creia!!!!
Beijinhosbeijinhosbeijinhos

Unknown disse...

Marco,

acho legal vc começar uma conversa sobre como você vai continuar seu estudo à distância. vamos fazer deste espaço também um lugar para mostrar que, mesmo em situações muito adversas, é possível e necessário continuar a pensar, estudar, crescer...

acho que vai ser uma super experiência fazer a disciplina com vc através do blog. podemos também conectá-lo, nas aulas, via skype. assim vc também assiste a maior parte das aulas que puder e pode interagir com a turma.

para começar, olhe o conteúdo da disciplina de gestão em www.cin.ufpe.br/~if783.

boa sorte por aí...

abs,

Prof. Fabio Silva.

Unknown disse...

aliás, pensei agora. seu primeiro exercício de gestão de negócios é montar e gerenciar um blog da disciplina. o que vc acha?

fabio silva.